top of page

Faculdade de Gastronomia

Para quem não sabe estou fazendo faculdade de Gastronomia, na Faculdade Famesp. É um curso bem curtinho, com duração de 2 anos. O 1º semestre já passou voando.

Já ouvi muita gente dizendo que não vale muito a pena fazer essa faculdade, porque o que você vai usar na área é bem diferente do que se aprende lá, o que não deixa de ser verdade, você trabalhando no dia a dia de um restaurante é muito mais corrido e dependendo do restaurante você não vai ter tempo de usar todas as técnicas que aprendeu no curso, mas eu acho que isso vale para qualquer curso.

Qualquer curso, sendo graduação ou não, é muito mais fácil na teoria do que na prática. No curso você pode errar, refazer, tem um professor para te ajudar. Na vida real você até pode errar, mas vai levar um esporro do chefe.

Algumas coisas é claro que você só vai aprender no mercado de trabalho, como rapidez, disperdício, eficiência... mas para outras coisas como técnicas, conhecimentos sobre os produtos e coisas do tipo, é válido fazer o curso.

Se você está pensando se vale a pena fazer gastronomia, eu digo que vale, principalmente se você quiser abrir o próprio negócio. Você vai ganhar muito conhecimento e vai aprender muita coisa em relação a como administrar o seu negócio, porque a questão não é só saber cozinhar. eTem toda a parte da higiene e legislação, nutrição, montagem de cardápios, combinações de pratos, etc.

Bom, eu ainda estou no começo, terminei o primeiro semestre agora, tivemos Cozinha Clássica, Nutrição, Microbiologia: Higiêne e Legislação e História da Gastronomia. Eu trabalho com confeitaria, a disciplina de Panificação e Confeitaria é só no último semestre, mas para mim cada matéria foi importante e eu pude aplicar tudo no meu trabalho, por isso acho que está valendo muito a pena. E vamos combinar, são apenas dois anos, você se forma rapidinho e pode fazer uma especialização depois, fora do país, ou aqui mesmo. A maioria das faculdades oferecem estágios na França ou em outros lugares, é tudo questão de você se dedicar.

Ah, tem também a parte em que você come tudo o que faz na aula, então pensa direitinho.

Fica aqui algumas fotos para dar um gostinho.


Esse é o nosso uniforme.

Aula de corte de vegetais.

E essa é nossa bancada, carinhosamente apelidade pela Prof Claudia de Bistrô das Meninas! <3

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

bottom of page