Girl Power - Gintama
- varnielsa
- 15 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Gintama é uma série de mangá e anime com uma forte presença Girl Power. E não é nenhum Shoujo, onde as garotas são lutadoras apaixonadas e fazem a justiça, muito pelo contrário! Não sei se é considerado Shounen, mas o foco da séria uma comédia com paródias de vários mangás Shounen.
Gintama é excelente em vários aspectos, mas como o que nos interessa é falar de Girl Power, vamos ao nosso assunto!

Todo mundo sabe que o Japão é um país que ainda agrega muito a cultura machista, e isso é mostrado em muitos animes. Mesmo em animes Shounen, vemos que as personagens femininas tem um certo limite no que podem fazer. Outra coisa são as frases e palavras que normalmente não são faladas por garotas japonesas, como palavrões ou expressões de baixo calão.
Em Gintama isso é muito diferente, a começar que a maioria das garotas é extremamente mais forte do que os homens. Todo mundo sabe se cuidar e todo mundo protege todo mundo, não tem diferença.
No episódio da foto, Gintoki faz uma brincadeira na piscina com intenção de as garotas cairem na piscina e perderem uma parte do biquini. Na brincadeira, a pessoa mais forte deve segurar uma boia dentro da piscina, e a pessoa mais fraca fica em cima da bóia para tentar derrubar o outro time. É aí que Gintoki se da conta de que todas as mulheres são mais fortes que suas duplas, e elas é que ficam segurando as bóias.
Em outros episódios com mais ação, os personagens masculinos nunca hesitam em deixar a garotas para trás para cuidar dos inigos, eles sabem que elas dão conta. E eles não as deixam para trás para lutar com alguém mais forte, normalmente é pra salvar alguém, ou fazer outro serviço.

Outro aspecto é que as garotas também falam o que querem, apesar de o Shipachi, personagem super tradicional e certinho, estar sempre dizendo: "Garotas não deveram dizer isso."
Kagura e Otae principalmente, estão sempre falando besteira, palavrões e coisas sujas sem se importar com que os outros estão pensando.
Kagura mora com Gintoki e o vê como um pai, copia tudo o que ele az, inclusive a linguagem. Otae também conive bastante com eles, então também está sempre falando besteira.
Enfim, Gintama está cheio de personagens femininas poderosas e que lutam apenas por elas mesmas, não dependem de homem nenhum.
Vale a pena conferir esse mangá/anime!
Comments