top of page

Girl Power - Game of Thrones

Game of Thrones é uma série medieval fictícia criada por George R. R. Martin.

Todos sabemos que a época medieval é marcada por guerras, doenças e outras coisas que não eram muito agradáveis, mas principalmente exisita a submissão das mulheres diante dos homens, que eram obrigadas a casar por bens e terras e para darem filhos fortes aos seus maridos.

Em Game of Thrones não é exatamente assim que a banda toca. Tanto a série quanto o livro já começam apresentando mulheres completamente diferentes umas das outras e todas elas muito fortes a sua maneira.


Começando coma família Stark, a qual temos Catelyn, que fora obrigada a casar com Eddard Stark, mas que ao longo dos anos construíram um amor verdadeiro. Catelyn, apesar de se encaixar no papel de mulher exemplar da época, mostra-se extremamente corajosa e competente, sempre participando de assunstos de guerra e ajudando seu filho a bolar estratégias. Não é uma personagem que me agrada muito, mas ela tem sua importância.


Sansa parece ser a única personagem da séria que se comporta da forma que seria esperado de uma mulher dessa época. Completamente submissa, apaixonada por histórias de bravos cavaleiros que salvam donzelas e empenhada na arte de ser uma boa dama para se casar com um grande senhor. Logo na primeira temporada da série, ou no primeiro livro, ela descobre que a vida não é uma canção bonita. Mas o que me faz não gostar dessa personagem é o fato de que mesmo sendo enganada milhares de vezes e perdendo quase toda sua família, ela continua acreditando nas pessoas ao seu redor.


Arya é a garota Stark mais nova, completamente o oposto de Sansa e uma das minhas personagens favoritas. Ela detesta ser uma dama, preferindo brincar de espada e arco e flecha. O que ela deseja é ser uma senhora de seu próprio castelo, ter seus próprios cavaleiros e lutar junto com eles. A pequena sofre muito durante a história e é tomada por uma sede de vingança que impede que ela durma sem recitar sua prece de todos os dias: pronunciar o nome de todos aqueles que ela quer que morram.

Não quero me aprofundar muito nessa personagem para não dar spoilers para quem ainda não viu, e talvez mais para frente eu faça um post sobre ela.


Cersei, já no início da série é considerada uma vilã. Amante de seu irmão gêmeo, Jaime, ela nunca entendeu porque era tratada diferente dele. Em diversas cenas ela se ve desejando ter nascido homem para poder governar o reino sem ser julgada.

Mesmo não tendo a força de um homem, Cersei aprende a usar sua beleza e poder para manipular as pessoas e isso é o que a torna tão maligna.

Mas será que ela é mesmo uma vilã? Quando mais nova ela tinha sonhos como qualquer donzela de sua época, mas acaba tudo indo por água abaixo quando ela é recusada por seu grande amor.


Margery, apesar de não demonstrar maldade (ainda), é bem parecida com Cersei no quesito de usar sua beleza para que os outros façam o que ela quer. Ela se apresenta como uma rainha poderosa, amada pelo povo e deixando o próprio Joffrey caído aos seus pés.


Também temos Brienne, a donzela de Tarth, que se torna guerreira de Renly, mas que também acaba mudando de rumo quando seu rei morre. Brienne é tão forte quanto qualquer homem e da muito trabalho para quem a enfrenta. Até mesmo Jaime tem dificuldades com ela, mas os dois acabam unindo seus caminhos de forma pacífica. Brienne é sempre chamada de feia e desengonçada, Jaime sempre fora o sonho de todas as mulheres; um é o oposto do outro e mesmo assim acabam criando um carinho especial um pelo outro.


Ao longo da série outras guerreiras aparecem, mulheres fortes que lutam em guerras ao lado dos homens e são respeitadas por eles, como as mulheres Mormont, Asha Greyjoy, Meera e as mulheres selvagens.


As serpentes da areia são guerreiras de Dorne, sobrinhas do senhor do Dorne. Ele também tem uma filha que é sua herdeira, mesmo tendo um irmão mais novo. Em Dorne, o herdeiro do senhor é o filho mais velho, independente de ser uma mulher ou um homem.


Por último e não menos importante, temos Daenerys, personagem favorita de muita gente. Dany começa como uma garota ingênua e medrosa, mas depois de se casar com o dothraki Drogo aprende a ser durona e surge nela o desejo de tomar de volta o trono que lhe pertence.

Sangue do dragão, Dany é respeitada por muitos e comanda um exército gigantesco, mas também vai quebrando a cara e aprendendo que a vida não é tão fácil assim.

Apesar de sua pouca idade ela consegue desempenhar o papel de rainha e ainda conta com seus três dragões para reconquistar seu trono.



junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

bottom of page