top of page

Você sabe o que está comendo?

Hoje em dia fica difícil responder essa pergunta, com tantas leis que permitem que os rótulos escondam cada vez mais os ingredientes do seu produto!

Os produtos do mercado estão cada vez menos naturais e o consumidor acaba ficando quase sem escolha do que vai comer. Mas eu acho importante que pelo menos ele saiba o que está comendo!


Eu sempre procuro utilizar os produtos de melhor qualidade nos meus doces, muita gente não valoriza isso, porque fica mais caro, o bolo de fulano é mais barato, o da padaria é mais barato... É sim mais barato, mas você nem sabe que tipo de ingrediente ele está usando!


Quero tratar aqui de três produtos que são essenciais em quase todos os doces e que podem ser muito agradáveis ao seu paladar, ou podem ser um veneno à sua saúde.


Chocolate



A lei brasileira determina que para o produto ser chamado de chocolate é preciso ter 25% de cacau na composição. Os que atingem essa porcentagem são os chamados chocolate puro ou chocolate nobre. Ele é mais saboroso, de melhor qualidade e também de preço mais elevado.

O chocolate nobre também requer técnicas mais complexas para se trabalhar. Não é simplesmente derreter o chocolate e colocar numa forma. Para o chocolate manter o brilho e a textura é preciso fazer a temperagem, ou seja, resfriar o chocolate. Do contrário seu chocolate vai ficar sem brilho, vai suar e pode derreter facilmente se ficar fora da geladeira.

Já o chocolate fracionado, também chamado de cobertura, poupa o trabalho da temperagem. É só derreter e usar. Ele também sai mais em conta. Mas também possui menos qualidade e é menos saboroso.


Nele é adicionado uma gordura vegetal, que na maioria das embalagens não é específicada, mas que normalmente é a tal gordura hidrogenada, que faz ele ter aquela textura mais macia e estranha, e que não faz nada bem para sua saúde. As quantidades de cacau nesse produto também são mínimas.

Leia mais sobre o mal do chocolate fracionado aqui: http://goo.gl/sRI6iB


O chocolate fracionado é normalmente utilizado para decorações pequenas, casquinhas de bombom e banhos e pães de mel e outros doces. Você não deve jamais fazer os seus recheios com o chocolate fracionado, isso se você ainda quiser usá-lo.

Não julgo quem usa esse tipo de cobertura, mas acho que quem trabalha com ela deveria informar aos clientes o que está usando.

Eu particularmente não gosto de usar esse chocolate, não só por causa do mau que ele faz à saúde, mas eu detesto o sabor dele.



O mesmo acontece com os chantillys de caixinha, aquele que é só bater e utilizar. Eu costumava a usar esse tipo de chantilly, mas o sabor dele começou a me incomodar, e a textura que ele deixava no saco de confeitar na hora de lavar também me pareceu estranha. E não era a toa, tanto nome estranho na composição dele e muita gordura vegetal, que não se sabe qual é. Não é isso que quero oferecer para os meus clientes.

Passei a utilizar o creme de leite fresco e adoço da forma que eu preferir. O creme de leite fresco é mais caro que o chantilly pronto, mas o chantilly de caixinha rende tanto que você não sabe o que fazer com ele depois, não da para guardar, tem que jogar fora.


Outro ingrediente que muita gente usa nas receitas por ser mais barato é a margarina, e ninguém sabe realmente o mal que ela faz.


Como eu já falei demais vou deixar um vídeo aqui que explica sobre ela:



Confesso que eu não sabia dessas coisas até pouco tempo, quando comecei a fazer meus doces eu utilizava a margarina. Mas além de todo o mal que ela faz, a estrutura de um bolo ou uma cobertura feita com manteiga é de longe muito mais bonita e não deixa gosto de gordura.

Eu ainda como margarina de vez em quando, porque moro com a minha mãe e não sou eu que compro as coisas de casa. Mas estou aos poucos eliminando ela da minha vida!


Pense nisso o/

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

bottom of page